Histórico

Imprimir

O Programa de Pós Graduação em Turismo – PPGTUR,  está vinculado à Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. A FTH, além do curso de Mestrado em Turismo,  possui graduação na área de turismo, ofertando o Curso de Bacharelado em Turismo e o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, além de um curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Serviços Turísticos. 

O Curso de Graduação em Turismo da UFF foi criado em julho de 2002, no âmbito da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Até então não havia nenhum curso de turismo oferecido por instituições públicas no estado do Rio de Janeiro, tendo sido este o primeiro curso público de graduação em turismo no estado. 

A primeira turma foi aprovada por vestibular no ano de 2003 e iniciou suas atividades em março daquele ano, nas instalações da antiga Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, no campus do Valonguinho, em Niterói-RJ. 

Coerente com o histórico da UFF, preocupada com a oferta de cursos no interior do Estado do Rio de Janeiro, em 2004 foi aberta nova turma de turismo no município de Quissamã, no Norte Fluminense, em convênio com a Prefeitura local. 

Ainda em 2004, foi criado o Departamento de Turismo, desvinculando o curso do Departamento de Contabilidade. Entre 2005 e 2006 foram admitidos por concurso 8 professores com dedicação exclusiva e carga horária de 40 horas semanais, possibilitando a estruturação da Coordenação e do Colegiado de Curso. 

Em 2006, o curso de graduação em Turismo passou pelo processo de avaliação e reconhecimento previsto pelo INEP/MEC, sendo aprovado por unanimidade, e o seu reconhecimento formalizado pelo MEC (DOU, seção 1, n. 34, 16/02/2007). 

Naquele mesmo ano, os alunos de Graduação em Turismo participaram do ENADE e obtiveram excelente resultado (conceito máximo - 5), estabelecendo-se como a terceira maior nota dentre os 389 cursos de turismo do país avaliados pelo INEP/MEC. 

Ainda em 2006 o Departamento de Turismo criou o projeto e a maior parte do material didático e tutorial do Curso Sequencial em Empreendedorismo & Inovação, operacionalizado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em convênio com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro CECIERJ/ Consórcio CEDERJ, do qual a UFF é integrante. 

O Departamento de Turismo da UFF participou também do projeto de criação do curso de Licenciatura em Turismo no Consórcio CEDERJ (modalidade semipresencial). Este projeto teve a participação de docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de elaborar o projeto, os docentes da UFF criaram ementas e conteúdos de diversas disciplinas e continuam atuando na coordenação de disciplinas do curso. 

Em 2007, seguindo o planejamento estratégico do Departamento, foi aprovado o novo projeto pedagógico para o curso de Turismo; ampliaram-se as atividades docentes e discentes, inclusive quanto aos projetos de pesquisa e extensão e quanto à participação em eventos acadêmicos na área, no Brasil e no exterior; realizou-se o primeiro ENTUR - Encontro de Turismo da UFF; e quatro novos professores concursados integraram-se ao Departamento. 

Como estratégias de médio e longo prazo, priorizou-se ampliar a produção científica, incluindo a publicação de artigos; criar um curso de graduação em Hotelaria; criar a Faculdade de Turismo, com prédio próprio e infraestrutura para viabilizar a melhora e a ampliação da oferta de cursos no Departamento de Turismo; criar o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Turismo. 

A partir das estratégias definidas no referido planejamento, foram criados três grupos de pesquisa no Diretório da base de dados do CNPQ: o TURis - Turismo, Meio Ambiente Urbano e Inclusão Social; o Turismo: Gestão e Território; e o LABCons - Laboratório de Estudos de Consumo. A produção acadêmica intensificou-se e diversos docentes e discentes participaram de eventos científicos no país e no exterior e publicaram em periódicos QUALIS. 

Em 2008, conforme o planejamento estratégico do Departamento, foram criadas as Comissões de elaboração do projeto de criação do curso de Especialização em Turismo e do curso de graduação em Hotelaria. Realizou-se neste mesmo ano o II ENTUR. 

Em 2009, o Conselho de Ensino e Pesquisa aprovou a criação do Curso de Pós-graduação, nível Especialização, MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticosposteriormente renomeado como MBA em Gestão de Serviços Turísticos.  

Ainda em 2009 foi realizado o III ENTUR, agora bianual, e os alunos de Graduação em Turismo participaram de mais um ENADE, obtendo outra vez o conceito máximo (nota 5). 

Em 2010, foi criado o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, pautado no compromisso do Departamento de Turismo com o programa de expansão das universidades públicas (REUNI).  Também nesse ano, o Departamento de Turismo alcançou o número de docentes para submeter projeto de criação de um mestrado à CAPES, iniciando os debates para a formatação de um futuro projeto; novos grupos de pesquisa foram criados: o T-Cult Grupo de Pesquisa em Turismo, Cultura e Sociedade; e o Observatório de Turismo-UFF.  

Ainda em 2010, o Departamento sediou o XI Encontro Nacional de Turismo de Base Local -ENTBL, um dos principais eventos acadêmicos de Turismo no país, que teve a participação do Diretor de Pós Graduação da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, Prof. Remy Knafou. O XI ENTBL contou ainda com conferencistas oriundos de instituições portuguesas, mexicanas e inglesas, consolidando relações interinstitucionais e de pesquisa em turismo, envolvendo os docentes do Departamento de Turismo da UFF. 

Em 2011 foi formada a Comissão Interna para a Criação do Curso de Mestrado em Turismo da UFF; realizou-se o IV ENHTUR, agora transformado em Encontro de Hospitalidade e Turismo da UFF; O amadurecimento acadêmico dos docentes se expressa pela ampliação de publicações em periódicos Qualis. 

Em 2012, o projeto de criação do Mestrado seguiu em discussão; foi finalizado o projeto de criação da Faculdade de Turismo e Hotelaria e submetido à universidade para aprovação; em novo ENADE, os alunos do curso de Graduação em Turismo mantiveram seu excelente resultado (conceito máximo - 5), a terceira maior nota dentre os cursos de Turismo das universidades federais do país e um dos poucos cursos a tirar nota máxima em todas as edições do Exame. A produção científica qualificada continua crescendo, tendo diversos docentes do Departamento de Turismo publicado em periódicos Qualis. 

Em 2013, foi criada a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF; o grupo de pesquisa HISTUR, Laboratório de História do Turismo, entra em atividade; o projeto de criação do curso de Mestrado em Turismo é apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPi-UFF), oficializando o interesse em submeter à CAPES a proposta em 2014, visando a abrir a primeira turma em 2015. A Pró-reitoria indica apoiar o projeto e afiança ter o total interesse em abrir na UFF o primeiro curso de mestrado em turismo do estado do Rio de Janeiro, afirmando que a PROPPi e a UFF não medirão esforços para alcançar tal objetivo; ocorreu ampliação significativa na realização de projetos de pesquisa e extensão, com o aumento da produção científica e da publicação em periódicos QUALIS, alcançando os parâmetros de pontuação indicados pela CAPES para a abertura de um Mestrado na Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Em 2014, o projeto de criação do Mestrado em Turismo da UFF é finalizado, assim como é definido os professores do Núcleo Docente Permanente e do Núcleo Docente Colaborador. Seguindo a orientação da PROPPi, dois consultores externos são convidados a analisar o projeto e ambos dão parecer positivo. O projeto é avaliado pela PROPPi, pela Câmara Técnica de Pós-graduação e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF, sendo aprovado nas referidas instâncias e autorizado a submissão do mesmo à CAPES. 

Vale destacar que o Departamento de Turismo, a Faculdade de Turismo e Hotelaria e a própria Universidade Federal Fluminense vêm intensificando suas ações na intenção de construir uma base sólida para a criação do Mestrado em Turismo. 

A constituição do Corpo Docente foi concretizada pela contratação sistemática de docentes com formação multidisciplinar e qualificação na área de Turismo, através de concursos públicos para o magistério superior. 

Grupos de Pesquisa foram criados com a expansão das pesquisas realizadas pelos docentes e alunos do curso de Especialização MBA Gestão de Serviços Turísticos, do curso de Bacharelado em Turismo e do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, propiciando o desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade, que originaram trabalhos e artigos científicos, publicados em anais de eventos, livros e periódicos científicos qualificados. 

Além das ações de pesquisa, a Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense atua junto à comunidade local a partir de diversas ações extensionistas, coordenadas por professores que compõem a proposta de criação do Mestrado em Turismo. 

Dentre as ações sociais realizadas pela Faculdade de Turismo e Hotelaria destacam-se: 

- CURSO ESPECIAL DE POLICIAMENTO EM ÁREAS TURÍSTICAS (CEPAT): curso ministrado pelos professores do Departamento de Turismo aos policiais militares que integram o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e as Unidades de Policiamento Pacificadoras (UPPs) de interesse turístico, além de outros agentes de segurança, como policiais militares de outros batalhões, guardas municipais e policiais civis. Os docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria oferecem as disciplinas de Hospitalidade; Geografia e História do Rio de Janeiro; Marketing Turístico; Fundamentos Teóricos do Turismo; Conflitos em Turismo; Inglês e Espanhol aplicados ao Turismo. Foram realizadas diversas edições sendo as últimas preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20 (2012), para a Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações (2013) e para a Copa do Mundo (2014). 

- LABORATÓRIO DE EVENTOS (LEVE): Inicialmente atenderia as demandas do Departamento de Turismo, mas aos poucos foi expandindo seu universo de trabalho, atendendo toda a UFF. 

Atualmente, presta serviços na área de eventos acadêmicos e conta com membros dos cursos de Bacharelado em Turismo, Tecnologia em Hotelaria e Bacharelado em Produção Cultural. É objetivo do LEVE conquistar um maior diálogo com o mercado externo, tanto em parcerias, como clientes, proporcionando ao aluno um ambiente de aprendizagem e estimular o intercâmbio entre os cursos da Universidade. Para isso oferece melhor custo/benefício em relação ao de uma empresa do mercado, maximizando os recursos disponíveis e minimizando os custos do projeto de realização de eventos no que tange ao planejamento, organização e operacionalização de eventos, cerimonial, serviços de alimentação, recepção, credenciamento, divulgação e receptivo. Todos os eventos acadêmicos realizados pelo Departamento de Turismo são realizados pelo LEVE. 

- TURISMO SANGUE BOM: ação social voltada a sensibilizar os alunos do curso de Turismo e Hotelaria para a doação de sangue ao Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF). O evento ocorre na última semana de maio, motivado pela diminuição do estoque nos bancos de sangue neste período; 

- TURISMO SOCIAL INCLUSIVO: ação social destinada a grupos sociais que apresentam dificuldades de fruição turística, seja pelas condições socioeconômicas ou físicas/intelectuais. Entre as atividades realizadas destaca-se a visita dos órfãos do Abrigo Santo Antônio (orfanato localizado em Niterói-RJ) ao Trem do Corcovado e à estátua do Cristo Redentor; a visita com crianças e jovens da FAETEC com deficiência intelectual e múltipla ao Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói-RJ; e a visita com crianças e jovens da FAETEC com deficiência intelectual e múltipla ao Trem do Corcovado e à estátua do Cristo Redentor, visita com os alunos da Escola Favo de Mel à Cidade do Samba. 

- CINE-CLUBE TURISMO UFF: Projeção de filme/animação seguido de debate com docentes, alunos e convidados, sobre tema de relevância para o Turismo. O evento é aberto à comunidade e ocorre mensalmente; 

- PESQUISA PERFIL DO VISITANTE DE NITERÓI-RJ: Pesquisa realizada em 2011 pelo Departamento de Turismo da UFF em conjunto com a Prefeitura Municipal de Niterói-RJ, com a participação de alunos e professores do curso de Turismo. 

- PESQUISA PERFIL DOS TURISTAS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA 2013: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria. Pesquisa com apoio financeiro da FAPERJ e divulgada no Caderno do OBSERVATÓRIO DE TURISMO; 

- IMPACTO ECONÔMICO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA 2013: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria. Pesquisa com apoio financeiro da FAPERJ e divulgada no Caderno do OBSERVATÓRIO DE TURISMO; 

- PERFIL DOS TAXISTAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria; 

- PERFIL DO VITANTE DO ROCK IN RIO 2012: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria; 

- IMPACTO ECONÔMICO DO ROCK IN RIO 2012: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria. Pesquisa com apoio financeiro da FAPERJ e divulgada no Caderno do OBSERVATÓRIO DE TURISMO; 

- IMPACTO ECONÔMICO DOS TURISTAS LGBT NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - CARNAVAL 2014: Pesquisa coordenada por docentes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF que integram o Observatório de Turismo, com a participação de alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria. Pesquisa com apoio financeiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

Nos últimos anos, diversos convênios envolvendo o Departamento de Turismo foram firmados entre a UFF e instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior, fortalecendo a inserção da UFF e dos docentes do referido departamento em importantes redes internacionais de pesquisa em Turismo. O Rio de Janeiro, por ser uma metrópole nacional, o principal destino turístico brasileiro e um dos principais destinos turísticos da América Latina e do hemisfério Sul, desperta interesse regional, nacional e internacional. O fato de a UFF estar localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro tende a propiciar o interesse de alunos não apenas do estado, mas de todo o Brasil, em ingressar no Mestrado em Turismo da UFF, uma instituição de reconhecida qualidade acadêmica e em uma localidade de relevante interesse turístico nacional e internacional. 

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Copyright 2011 Histórico. .
Joomla Templates by Wordpress themes free