Grupos de Pesquisa

Imprimir

 HISTUR - LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DO TURISMO

 http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7375183019303895

Atua na interface entre os conhecimentos turísticos, históricos, educacionais e museológicos objetivando analisar sob múltiplos enfoques as relações entre essas áreas. Destacam-se as preocupações com a produção de uma história do turismo na contemporaneidade, com a valorização da memória do turismo brasileiro e dos países sul-americanos, e com as práticas turísticas envolvendo o conhecimento histórico, a museologia e a educação. O grupo busca divulgar a sua produção nos principais eventos acadêmicos de História e de Turismo, no Brasil e no exterior, e nos periódicos dessas áreas.

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Profª Drª Valéria Lima Guimarães – líder

Prof. Drª. Karla Estelita Godoy

 

LABCONS - ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8629921819828218 

LabCons é um grupo e pesquisa criado em 2010 que se dedica a desenvolver estudos em três linhas de pesquisa principais: Consumo e Demanda no Turismo; Planejamento, Marketing e Relacionamento com Stakeholders; e Psicologia dos Preços. Os estudos são realizados com a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos, como entrevistas em profundidade, grupos de foco, questionários online e pesquisas domiciliares, entre outros. O Labcons está equipado com modernos equipamentos e softwares para tratamento de dados em larga escala, e possui pesquisadores associados com grande experiência em desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e aplicadas. O Labcons foi constituído com objetivo de desenvolver conhecimento que beneficie a Universidade e a sociedade, proporcionar informações que sirvam para aprimorar a tomada de decisão em organizações públicas e privadas, e para proporcionar aos alunos da UFF uma oportunidade de participação em pesquisas concretas sobre assuntos relacionados à realidade do turismo nacional. 

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Profª Drª Verônica Feder Mayer – líder

Prof. Dr. Adonai Teles de Siqueira e Sousa
Prof. Dr. Osíris Ricardo Bezerra Marques

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DO RIO DE JANEIRO

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2819733854468385

Visa estudar e colaborar com a construção do conhecimento na área de Turismo através da análise da conjuntura e dos mercados turísticos em nível nacional e internacional, possibilitando a implementação de políticas no setor que sejam eficientes e efetivas.

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Prof. Dr. Osíris Ricardo Bezerra Marques – líder

Prof. Dr. João Evangelista Dias Monteiro - líder
Profª Drª Carolina Lescura de Carvalho Castro
Prof. Dr. Marcello de Barros Tomé Machado

Profª Drª Verônica Feder Mayer

 

T-CULT - GRUPO DE PESQUISA EM TURISMO, CULTURA E SOCIEDADE

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4828243672051727

O T-Cult foi criado em 2009 e registrado no Diretório do CNPq em março de 2010. Seu primeiro projeto de pesquisa, ainda ativo, aborda a temática "Turismo e Museus", que trata da turistificação e qualificação dos museus para o turismo. Contemplado em editais de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e FAPERJ), Fomento à Pesquisa (FOPESQ/UFF) e no Edital 2012 de Auxílio à Instalação (FAPERJ), o projeto desdobrou-se em várias fases de pesquisa. Desenvolve atividades e publicações acadêmicas, nos temas "Turismo e patrimônio", "Hospitalidade em museus", "Autenticidade", "Mobilidades", "Turismo em favela", "Turismo e educação". Em 2014, o Laboratório de Turismo e Antropologia - LaTA uniu-se ao T-Cult, contribuindo com a teoria e a prática da etnografia. O LaTA também desenvolve pesquisas relacionadas com os temas "Espaço natural", "Comunidades tradicionais", "Turismo rural", "Agricultura familiar" e "Desenvolvimento local", tendo bolsistas PIBIC/CNPq e FAPERJ.

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Profª Drª Karla Estelita Godoy - líder

Profª Drª Helena Catão Henriques Ferreira - líder
Profª Drª Valéria Lima Guimarães

TGTur  - TURISMO: GESTÃO E TERRITÓRIOS

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9358486419640438 

A proposta do TGTur é oportunizar um espaço de pesquisa e discussão que congregue e articule a construção do conhecimento sobre o fenômeno turístico contemporâneo. Para tanto, tem como premissa teórica que o mesmo é um fenômeno socioespacial que se concretiza no espaço a partir de processos produtivos denominados como turistificação , gerados por diferentes grupos de agentes sociais. Tais processos contribuem para a constituição de territórios turísticos que se apresentam como um campo de estudo complexo que exige uma visão/ação mais ampla e complexa por parte dos seus pesquisadores. 
Os estudos e pesquisas compreendidos pelo TGTur estão organizadas em três linhas de pesquisas independentes porém, inter-relacionadas, tendo como eixo transversal de ligação as premissas teóricas indicadas. 
Os projetos de pesquisas desenvolvidos e em desenvolvimento envolvem equipes de pesquisadores (docentes e discentes) de diversas instituições e diferentes grupos de pesquisas, proporcionando um exercício constante de inter e transdisciplinaridade, a partir de diferentes metapontos de vista, que ampliam o conhecimento sobre o fenômeno turístico contemporâneo.

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci  - líder

Profª. Drª. Claudia Corrêa de Almeida Moraes - líder
Profª. Drª. Carolina Lescura de Carvalho Castro
Profª. Drª. Fábia Trentin

 

DISTURB - Fatores Restritivos ao Turismo em Espaços Urbanos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4005323351503987

Este grupo de pesquisa busca como repercussão a construção e disseminação de saber e informação referente a relação do turismo em espaços urbanos por meio de ações investigativas e extensionistas focadas em duas vertentes de análise, expressas em duas linhas de pesquisa: 1. Turismo e inclusão social: focado sobretudo na questão da acessibilidade, envolvendo a fruição turística pelas pessoas com mobilidade reduzida e debruçando-se nos seguintes temas: - O turismo como instrumento de inclusão social para pessoas com deficiência; - Destinos acessíveis; - Turismo sênior (para a terceira idade); - Turismo e mobilidade reduzida; - Políticas públicas para o turismo acessível. 2. Turismo e Segurança Pública, destacando a insegurança como um relevante fator restritivo ao desenvolvimento do turismo: - Turismo e violência urbana; - Turismo em regiões de conflitos bélicos; -Turismo e terrorismo; -Turismo e desastres naturais; -Turismo em localidades com severos problemas de saúde pública e epidêmicos. 

Pesquisadores PPGTUR/UFF
Prof. Dr. Marcello de Barros Tomé Machado – líder

Prof. Dr. Bernardo Lazary Cheibub

MobLaTus – Mobilidades, Lazer e Turismo social

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1379836574092622

 Investigar de que maneiras as ideologias e propostas que envolvem o turismo e suas diversas experiências foram e são construídas, enquanto possibilidades de lazer, por meio de práticas institucionais inseridas na dinâmica do sistema econômico capitalista e a partir de diferentes princípios políticos; tudo isso embalsamado pelas teorias contemporâneas da mobilidade. Este é o enfoque pretendido pelo grupo de pesquisa e intervenções Mobilidades, Lazer e Turismo social (MobLaTus). O grupo, constituído por discentes de graduação e pós-graduação e por pesquisadores de instituições distintas, desenvolve um projeto de pesquisa articulado ao PPGTUR, “Lazer, turismo e demandas sociais” e um projeto de extensão “Turismo social UFF”, que servem como campo de análises, reflexões e publicações.

 

Pesquisadores do PPGTUR-UFF

Prof. Dr. Bernardo Lazary Cheibub – líder

 

Pesquisadores de outras IES / Programas de Pós-graduação

Profª. Drª. Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros (PPGS/USP & PPHPBC/FGV)

Prof. Dr. Marcelo Vilela de Almeida (PROMUSPP/USP)




 

Get a better hosting deal with a hostgator coupon or play poker on party poker
Copyright 2011 Grupos de Pesquisa. .
Joomla Templates by Wordpress themes free